Entrevista com o velejador profissional José Luís Costa


Diz-nos quem és e o que fazes.
Chamo-me José Luís Costa, sou natural de Tavira e sou velejador profissional da Associação Naval do Guadiana para a campanha Londres 2012 (Jogos Olímpicos), na classe 49er.

O que te levou a procurar o serviço de personal training da Life First?
Senti que necessitava de um complemento mais específico de treino, ao nível da minha condição física, visto a vela ser um desporto muito exigente e que nos obriga a estar no máximo das nossas capacidades. Com a campanha dos Jogos Olímpicos Londres 2012, quero estar ao meu melhor nível para atingir esse grande objectivo.

Em que consiste o teu treino Life First específico para Vela - categoria 49er?
Em constantes conversas com o meu personal trainer André Martins, procuramos que o treino consiga simular ao máximo todas as acções que realizo quando estou a competir, para ter o máximo de rendimento. Realizamos exercícios que exercitem, com a máxima eficácia, o meu core (estabilidade e manutenção do alinhamento corporal) e força isométrica (ausência de movimento), porque estou permanentemente em posições que requerem o mínimo de movimento possível de todo o meu corpo. O facto de o treino ser variado dia após dia permite uma constante motivação e superação para realizar os exercícios com sucesso! Os alongamentos assistidos no final do treino colocam-nos em forma para mais uma sessão. (Ver vídeo dos treinos)

Quais os principais objectivos presentes no teu treino?
Em traços gerais, procuro melhorar a minha resistência, coordenação, agilidade, força explosiva e flexibilidade, sempre direccionado para a especificidade da categoria 49er.

Que conselhos deixas às pessoas que estão interessadas em treinar na companhia de um Personal Trainer?
Não pensem duas vezes, pois é a maneira mais eficaz e divertida de atingirem os objectivos, sejam eles estéticos ou desportivos.




VOLTAR À PÁGINA INICIAL